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Por que uma alimentação saudável pode prevenir o câncer?

Algumas pessoas costumam dizer que câncer é o mal do século. É uma doença que mata de forma assustadora e não existe uma regra para quem a desenvolve. Porém, algumas atitudes podem contribuir na prevenção. E esse é o caso da alimentação saudável.

A qualidade de vida que um bom hábito alimentar traz é inegável. Uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras, legumes e cereais e pobre em alimentos processados, como aqueles para consumo imediato e bebidas açucaradas, ajudam e muito a prevenir possíveis tumores. Segundo pesquisas, 35% dos casos de câncer podem ser evitados apenas alterando a alimentação.

O que é verdade, já que alguns alimentos funcionam como antixoxidantes que fornecem ao organismo vitaminas e substâncias que combatem os radicais livres que atacam as células.

Já as fibras são importantes para garantir um equilíbrio do organismo, o que pode prevenir também vários tipos de câncer e outras doenças. Esse tipo de nutriente ajuda na limpeza de substâncias que podem ser agentes promotores do câncer.

Uma dieta balanceada é comporta por uma prato com 25% de proteína, 25% de carboidratos em geral e 50% de vegetais. Alguns alimentos que contribuem com a prevenção do câncer:

  • Espinafre: Vegetais de folhas verde escuras trazem benefícios para a saúde, mas o espinafre se destaca. Isso acontece pela riqueza de ácido fólico e vitamina E do alimento. A insuficiência de ácido fólico está associada a um risco maior de surgimento de tumores por ser uma substâncias essencial para o funcionamento de enzimas que fazem a manutenção do DNA das células. Já a vitamina E é antioxidante. Combate a ação dos radicais livres e tem poder especial contra o câncer de próstata.
  • Uvas escuras: Esse tipo de uva é rica em resveratrol, uma substância capaz de combater o câncer e potencializar a quimioterapia em pacientes já em tratamento. Ela aumenta a capacidade de morte das células defeituosas, diminuiu o aumento das malignas e regula seu ciclo de vida.
  • Castanha-do-pará: É uma oleaginosa rica em selênio, um mineral que é antioxidante. Uma casta ao dia já supre a necessidade de selênio do organismo. Mais do que duas castanhas diária já não é recomendado, pois a substância pode se acumular de forma prejudicial.
  • Alho: Ao ser amassado, o dente de alho produz um composto capaz de reduzir o crescimento e matar células defeituosas, o que evita um tumor maligno. Além disso, o alimento contém selênio, vitamina C, manganês e vitamina B6, antixoxidantes poderosíssimos. Pode ser eficiente na prevenção de câncer de esôfago, estômago, intestino, mama, cólon de útero e próstata.
  • Salmão: Tanto o salmão quanto outros peixes gordurosos e de água salgada tem um alto conteúdo de omega-3, um ácido graxo com poder antioxidante. Além disso, o omega-3 previne o envelhecimento precoce das células, o que ajuda na reprodução. O consumo também deve ser moderado, podendo ter um efeito reverso.
  • Goiaba: Frutas e legumes amarelos, laranjas e vermelhos são ricos em carotenoides, substâncias que ajudam na prevenção do câncer de pele, mama e próstata. Já a goiaba é rica em licopeno, substância poderosa no combate aos danos causados pelos radicais livres nas células.
  • Molho de tomate: Assim como a goiaba, o tomate é rico em licopeno. A diferença, nesse caso, é que ele fica dentro das células e é liberado quando a fruta é aquecida. Dentro do nosso corpo, a absorção é facilidade pela presença da gordura.

Além disso, todos os alimentos com vitamina A (alimentos amarelos e vermelhos), Vitamina C (frutas cítricas), Vitamina E (óleos vegetais, grãos e nozes), Zinco (castanhas) e Selênico (carnes, leites, nozes e castanhas) também cooperam na hora de evitar tumores. Chia, soja, linhaça são outras opções que podem fazer parte de um cardápio equilibrado.

Já os alimentos que aumentam o risco de se ter um câncer já são bem conhecidos: adoçantes artificiais, alimentos ricos em gorduras e açúcares, carnes vermelhas em excesso, embutidos e alimentos cheios de conservantes e corantes. Você pode consumi-los, mas sempre com cuidado e moderação, já que a obesidade e o excesso de gordura corporal são fatores que contribuem para o surgimento da doença.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, sugerimos a leitura do Guia Alimentar para a População Brasileira (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf), uma produção do Ministério da Saúde e divulgado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Caso queira saber mais como ter uma alimentação saudável, ainda sugerimos alguns livros:

1. Michael Pollan – Em defesa da Comida
O autor é o queridinho de quem quer comer bem e sem neuras. Jornalista que já escreveu vários outros livros sobre o assunto e tem conceitos aplicáveis no dia a dia.

2. Dr. Alberto Peribanez Gonzalez – Lugar de médico é na cozinha
Com o foco na alimentação, o autor encontra em estudos científicos respostas cruciais para cura, saúde e bem-estar por meio da comida.

3. Regina Racco – A deliciosa cozinha sem glúten
Este livro de receitas sem glúten é ideal para o profissional que se preocupa em fornecer um serviço diferenciado aos seus pacientes, já que ele permite compartilhar receitas específicas para celíacos e dá suporte para os tratamentos que terão de receitar

4. Marcia Daskal Hirschbruch – Nutrição esportiva: uma visão prática
Um livro cheio de experiências dos que se especializaram na nutrição esportiva, com modalidades que vão desde o basquete até o skate. Repleto de relatos do dia a dia nutricional de atletas.

5. Gillian Mckeith – Você é o que você come
Falar em mudança de hábitos é assustador para a maioria das pessoas. Falar em alimentação natural também. Mas é estranho porque todo mundo sabe que são esses os ingredientes principais para garantir saúde, sentir-se atraente e viver de bem com o próprio corpo. Sem dúvida, é isso o que todo mundo deseja. Um livro recheado de imagens e cheio de vida.

Além de cuidar da alimentação, praticar atividade físicas e buscar manter o peso ideal é essencial para contribuir com o não surgimento do câncer. Essa doença ainda mata muita gente todos os anos e vai continuar assim, mas a prevenção é essencial para que possamos diminuir os casos.

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